Qua, 23 de Agosto de 2017

O Poder Legislativo Municipal de São João Nepomuceno - MG acaba de realizar o lançamento da cartilha informativa "As Funções do Vereador e os Direitos do Cidadão".

O projeto da Cartilha foi idealizado no início do 2º semestre deste ano com o intuito de criar mais uma ferramenta que contribua e auxilie o cidadão nas questões que envolvem assuntos políticos, uma vez que pesquisas apontam que a comunicação emitida pelo órgão público em prol da comunidade eleva a transparência dos atos que são realizados pelos gestores públicos.

O público-alvo dessa publicação são estudantes do ensino fundamental e médio das escolas do nosso Município, com o objetivo de promover a integração das crianças e adolescentes com o nosso Legislativo.

A Cartilha foi realizada por iniciativa do Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC, junto com a Mesa Diretora da instituição, e foi desenvolvida e elaborada pela Assessoria de Comunicação Social da Câmara, em que contou também com a contribuição dos servidores da casa.

A partir deste lançamento, a distribuição das cartilhas será feita pela Secretaria da Educação Municipal em parceria com a Câmara junto às escolas.

A cartilha cita desde ações simples como, por exemplo, agendar uma reunião com um dos Vereadores da Casa de Leis para resolver questões de interesse público e até mesmo solicitar que o legislador faça uma indicação solicitando ao executivo a manutenção de vias públicas ou escolas e, ainda, a fiscalização como um dos instrumentos mais importantes para o exercício da cidadania.

O conhecimento é o principal instrumento para que o cidadão saiba exigir o melhor para a coletividade. O público prioritário é o escolar, razão pela qual o material se utiliza da linguagem de gibi.

Além das escolas, as cartilhas são encontradas na Câmara Municipal e também são distribuídas por estabelecimentos públicos e privados do Município.

A edição dessa cartilha é limitada, por isso adquira já a sua!

bannerCartilha